O ciclo menstrual é repleto de particularidades em cada mulher e, embora seus efeitos psicológicos sejam frequentemente estudados e documentados, seus efeitos sociais muitas vezes não ganham a mesma atenção. Então, é realmente possível que uma mulher, em seu período fértil, seja mais atraente para os homens? Entenda com informações do “Psychology Today”.
+ Teste de sexualidade online ajuda a encontrar parceria ideal para uma noite de prazer
+ Estudo destrói o mito de que as mulheres são mais emotivas que os homens
Pesquisas sugerem que mulheres em seus períodos férteis se esforçam para “aprimorar” sua atratividade, por meio de artifícios como roupas e aumento de sua receptividade para com o(s) gênero(s) que as atraem; e que a ovulação pode ser percebida por mudanças no comportamento, cheiro corporal e aparência.
Um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia defende que esse “aumento na atratividade” pode dar às mulheres uma “vantagem” competitiva entre os homens. Para comprovar essa afirmação, os pesquisadores Karen Wu e Chuansheng Chen testaram essa possível vantagem por meio de um estudo de speed-dating (ou “encontro rápido”).
Os pesquisadores realizaram 15 eventos de speed-dating com 262 asiáticos-americanos solteiros interessados pelo gênero oposto. Após cada um dos encontros, os participantes indicavam por meio de um questionário se desejavam encontrar pela segunda vez seu(ua) parceiro(a) de encontro rápido, e “sins” mútuos resultavam em um “match”. No mesmo questionário, os participantes avaliaram a “desejabilidade”, a atração física e a atratividade dos cheiros corporais de seu(ua) parceiro(a).
Os resultados indicaram que, ao contrário do que se pensava, as mulheres mais próximas da ovulação não eram mais atraentes para os homens. Elas não receberam mais propostas de encontros ou foram avaliadas como mais atraentes em aparência ou cheiro. A favor da hipótese, aquelas mais próximas da ovulação tinham mais probabilidade de oferecer aos homens o segundo encontro; no entanto, elas não os classificaram como mais desejáveis.
Embora os resultados não descartem a possibilidade de que mulheres mais férteis sejam sutilmente mais atraentes, a pesquisa concluiu que quaisquer efeitos “são provavelmente pequenos e irrelevantes na competição entre sexos”. Uma mulher fértil não tem muita vantagem na competição, considerando que tantos outros fatores estão em jogo.